Quando falamos em pontes e pórticos rolantes — e da mesma forma que se realizam inspeções em um veiculo antes de uma viagem — aos operadores de pontes e pórticos rolantes, a recomendação é de que seja feita uma espécie de pré-inspeção diária. No entanto, quando chega o momento de uma inspeção anual, o trabalho desta verificação deve ser feito por profissionais certificados, que possuem conhecimentos específicos e qualidades para executar uma inspeção completa no equipamento.

Afinal, ninguém gostaria de ter seu carro inspecionado antes de uma viagem por alguém que possua conhecimento e experiência limitados. Por isso, o tema de hoje é focado no pensamento sobre as circunstâncias e as qualificações fundamentais na hora de inspecionar seu equipamento e os acessórios. Em um momento tão importante — e que ajuda a garantir a qualidade final da sua empresa — alguns itens devem ser considerados.

Cuidar bem do seu equipamento é quase como cuidar bem do seu carro: garante a segurança da sua equipe e a continuidade de um trabalho eficiente e assertivo

Por exemplo, os técnicos são treinados para serem inspetores, e se sim, quando foi a última vez que compareceram a um treinamento? São pessoas com experiência para executar uma inspeção completa? Quantas inspeções foram executadas por estes profissionais? Quando fizeram sua última inspeção? Pode parecer preciosismo, mas não é. Um fator indispensável para inspeções de qualidade é a garantia de que os técnicos possuem conhecimento das normas regulamentadoras brasileiras e das normas internacionais aplicáveis, como OSHA, ASME, or ANSI, FEM, dentre outras.

Alem disso, estas pessoas devem tomar o tempo necessário para executar uma inspeção. Por exemplo: um equipamento de 100 toneladas pode ser inspecionado em um prazo de 5 a 10 horas quando está em perfeitas condições. Aumente o tamanho, ou a idade, as condições de desgaste, o nível de sujeira, graxa, etc, e o tempo será maior. Se estiver coberta de sujeira, alguns problemas visuais podem ser difíceis de serem verificados – por isso é necessário que estas equipes estejam prontas e aptas para realizarem a limpeza do mecanismo.

Tenha sempre em mente que uma inspeção, quando feita corretamente, não pode ser focada em um trabalho rápido e barato. Assim como, não deveria objetivar esconder pequenas deficiências para continuar rodando – esperando que um inspetor qualificado não encontre o problema. A Inspeção deve sempre ser realizada com o foco claro no fator segurança. Garantir que o equipamento seja seguro de ser operado é garantir a segurança da equipe que trabalho no entorno do equipamento; garantir o prolongamento da vida útil do equipamento, e ajudar a reduzir o risco financeiro.

Procure e cuide das deficiências encontradas e trate o inspetor sempre como um parceiro na segurança, e assim, seu equipamento estará operando em ótimas condições sempre. Ligue para nós em caso de dúvidas sobre inspeções, eventual demanda ou mesmo para fazer um orçamento ou tirar duvidas sobre as suas pontes ou pórticos rolantes. Nossa equipe, além de bem treinada e especializada na manutenção destes equipamentos, terá sempre o maior prazer em atender você e o seu negocio.

Acima e à frente.